3º Workshop da Eficiência Hospitalista garante capacitação para os profissionais que atuam na regulação de leitos no Espírito Santo

Atividade faz parte do projeto da empresa em parceria com o governo do Estado e que já completa seis meses de atuação

O terceiro workshop voltado aos Núcleos Internos de Regulação (NIRs) dos hospitais da rede pública estadual do Espírito Santo superou as expectativas. Durante os dias 23 e 24 de abril, gestores e profissionais da saúde que atuam na regulação de leitos de 12 hospitais estiveram reunidos no auditório da Faculdade Multivix, em Vitória. Foram dois dias voltados à troca de experiências ao longo dos oito meses de implementação do projeto, uma parceria da Eficiência Hospitalista com o governo do Estado.

>> Saiba tudo sobre o projeto AQUI
André Wajner, CEO da Eficiência Hospitalista

Os participantes ouviram palestras sobre cases de sucesso ligados à regulação pelo país. Isso se deu a partir de relatos do CEO da Eficiência Hospitalista, André Wajner, do consultor da empresa, Vinícius Sabedot Soares, e do diretor-geral da Central de Regulação de Porto Alegre, Jorge Luiz Silveira Osório.

Wajner trouxe um pouco da vivência na implementação e coordenação do Escritório de Gestão de Altas do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A instituição pertence ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior rede pública de hospitais do Sul do país e 100% SUS.

Vinícius Sabedot Soares

Vinícius abordou os conceitos e apresentou uma análise de casos complexos sobre o tema. O médico participou da elaboração do Manual do NIR do Ministério da Saúde, que serviu como base para os materiais criados para cada hospital da rede pública capixaba, onde o projeto começou há oito meses.

Já Osório contou como a unidade de Porto Alegre tem enfrentado o agravamento da pandemia, para garantir leitos de UTI aos pacientes de 20 hospitais ligados ao sistema. Assim como todo o Rio Grande do Sul, a capital gaúcha completou oito semanas consecutivas com classificação de risco em bandeira preta.

Caroline Rosso

Além disso, a gestora de projetos da Eficiência Hospitalista, a engenheira de produção Caroline Rosso, levou ao público as ferramentas de gestão utilizadas junto à regulação. Na oportunidade, ela ainda descreveu como tem sido a condução do projeto pela empresa, em uma iniciativa inédita no país para garantir o acesso mais rápido e seguro dos pacientes à vagas existentes.

“Muito orgulho de ver esse projeto só crescendo e fazendo tanta diferença na vida da população capixaba”, afirma Caroline.

 

Hospitais apresentaram resultados do NIR
4º Fórum do NIR

Paralelo ao evento, foi realizado 4º Fórum do Núcleo Interno de Regulação (NIR), para apresentação dos resultados do último trimestre. De acordo com Vinícius, as atividades contaram com uma retrospectiva do projeto, que também serviram para levar ao conhecimento de todos os avanços conquistados.

“Todos os hospitais apresentaram melhorias, desde aqueles que iniciaram o processo do zero, até os que contaram com a adequação dos núcleos já existentes”, destacou o médico.

Ainda segundo ele, “após a apresentação dos relatos, recebemos excelentes feedbacks dos participantes, pois eles puderam ver que é possível chegar em um nível ainda mais aprimorado no que se refere à gestão de leitos”.

Secretário de Saúde do ES, Nésio Júnior
Participações ilustres

O workshop da Eficiência Hospitalista também contou com a participação do secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, que ouviu atentamente as palestras e as falas dos reguladores.

Outra presença ilustre foi a do governador Renato Casagrande, que por vídeo chamada elogiou as ações que vêm sendo desenvolvidas, as quais considerou como o de salvar muitas vidas no Estado. “São dados animadores e esse é um trabalho de todos, que estão firmes e fortes atuando com determinação”, ressaltou o gestor.

O trabalho da Eficiência Hospitalista acontece desde o ano passado junto ao governo capixaba, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Confira o video com a fala do governador do ES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://eficienciahospitalar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/publicacoes.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}