Eficiência Hospitalista inicia projeto no Hospital Municipal de Contagem

Equipe multidisciplinar de consultores visitou hospital mineiro para dar a largada na implementação da Medicina Hospitalar

Uma equipe de consultores da Eficiência Hospitalista esteve no município de Contagem (MG), nesta semana, visitando o Hospital Municipal José Lucas Filho. O objetivo é conhecer de perto os processos da instituição, a fim de entender os problemas e desafios do hospital — referência em urgência e emergência na região, a fim de implementar a Medicina Hospitalar. O grupo foi recebido pelo diretor assistencial corporativo do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Dr. Gustavo Guimarães , e pela diretora regional , Sra. Eliana Ferreira. O Instituto é uma organização social, responsável pela gestão da saúde no município.

De acordo com engenheira de produção, Caroline Brum Rosso, essa é a primeira etapa do projeto, cuja duração será de três meses. “Em primeiro lugar, estamos conhecendo a equipe, os fluxos, para entendermos como o projeto de implementação da Medicina Hospitalar será construído”, explicou. Juntamente com Caroline, estiveram em Contagem o médico hospitalista Dr. Fabrício Fonseca e a enfermeira Melina Fernandes da Silva Marinho, garantindo o olhar multiprofissional ao trabalho.

A Medicina Hospitalar é uma área de atuação na qual médicos generalistas são especializados no cuidado a pacientes internados, centrado no paciente, na família e no trabalho em equipe. Os hospitalistas buscam maneiras e soluções de melhorar os processos gerenciais, clínicos e administrativos, o que acaba influenciando no alcance dos melhores resultados para o paciente e instituição, melhorando o cuidado ao paciente e, ao mesmo, tempo reduzindo custos à instituição.

HOSPITAL

O Hospital Municipal de Contagem (HMC) está localizado no terceiro município mais populoso de Minas Gerais, com 659.070 habitantes, na região metropolitana de Belo Horizonte. Inaugurado no dia 30 de agosto de 2003, conta com 52 leitos de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica e 30 de CTI. O hospital realiza cirurgias bem como internações nas especialidades de gastroenterologista, neurologia clínica e neurocirurgia, cardiologia, ortopedia, cirurgias vascular, geral, plástica, torácica e de cabeça e pescoço. Por mês são mais de 500 procedimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://eficienciahospitalar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/publicacoes.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}