Eficiência Hospitalista promove interação entre Unimeds sobre a filosofia Lean

Operadora gaúcha levou a sua experiência para a equipe de Minas Gerais

encontro entre Unimeds sobre a filosofia LeanA experiência da Unimed Vale do Sinos (RS) na implementação da filosofia Lean foi tema de um encontro on-line promovido pela Eficiência Hospitalista – Soluções em Saúde com os gestores da Unimed Poços de Caldas (MG). Uma oportunidade que também promoveu a troca de conhecimento entre as entidades de diferentes estados, mas com os mesmos objetivos: a otimização dos processos e a qualificação assistencial.

De acordo com a gerente de Projetos da Eficiência Hospitalista, a engenheira de produção Caroline Rosso, a ideia surgiu para mostrar um pouco da trajetória da operadora gaúcha no desenvolvimento do Lean na instituição. Um relato incluindo os desafios e os resultados obtidos a partir da metodologia focada na redução dos desperdícios e dos custos, bem como o aumento da qualidade do serviço prestado.

“A Unimed Vale do Sinos se tornou referência no assunto. E trazer essa vivência é muito importante, não só para motivar os colegas mineiros. Mas, também, para mostrar os impactos positivos ao longo de cinco anos de trabalho”, afirma Caroline.

Case de sucesso

Quem levou esses dados foi o especialista em Projetos da Unimed Vale dos Sinos, João Henrique Sperafico. “Nós apresentamos um pouco da nossa experiência com a filosofia Lean, desde quando começamos com capacitações externas e internas, em 2016, até a sustentação de mais de 35 projetos”, relata.

Ele explica que é utilizada uma metodologia híbrida combinando PMBOK — conjunto de conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, com Lean e gestão por processos. Além disso, ele também contou um pouco sobre o programa Hospital Digital, desenvolvido em mais de dez projetos. A iniciativa une Lean e tecnologia, com avanços na digitalização e qualidade dos serviços assistenciais.

Para João, essa troca é uma grande força do sistema Unimed. “Foi muito bom ver que todos estão muito engajados e no caminho certo para a transformação Lean em Poços de Caldas”, enfatiza.

Motivação

A gerente de Recursos Próprios da Unimed Poços de Caldas, Marlene Cristina dos Santos, destaca que a experiência foi muito produtiva, pois foi possível ver os conceitos do Lean aplicados. “O nosso time ficou bastante feliz com o que foi apresentado, motivados a continuar com o projeto”, conta.

Apesar de apenas quatro meses de trabalho da Eficiência Hospitalista junto ao hospital, na Implementação do Lean em todas as unidades de farmácia do Hospital Unimed Poços de Caldas, Marlene está confiante nos resultados. Segundo ela, “nós esperamos poder colher logo esses frutos, assim como eles estão colhendo”, confessa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://eficienciahospitalar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/publicacoes.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}