Ferramentas da Eficiência Hospitalista auxiliam o Hospital Unimed Pelotas no atendimento qualificado aos pacientes de Covid-19

Trabalho conta com diversas ferramentas, treinamento e capacitação do PA e Frente Covid

profissionais da saúde em busca de atendimento qualificado aos pacientes
Equipe multidisciplinar durante a realização do huddle

Para ajudar o Hospital Unimed Pelotas (HUP) no combate ao novo coronavírus, a Eficiência Hospitalista – Soluções em Saúde vem implementando ferramentas para garantir o atendimento qualificado aos pacientes do município e região. Desde o final do ano passado, a empresa realiza um trabalho de capacitação e treinamento junto às equipes médicos assistenciais do Pronto Atendimento (PA) e Frente Covid-19 da instituição.

As atividades iniciaram na segunda quinzena de dezembro, quando a região chegou a ser classificada como bandeira preta no Rio Grande do Sul. A enfermeira e consultora da Eficiência Hospitalista, Cassiana Prates, explica que a atuação da equipe da empresa se voltou para implementar ações que auxiliem o hospital no enfrentamento à pandemia.

Ações e estratégias

Dessa forma, o primeiro passo foi aplicação de melhorias no comitê formado por diferentes profissionais da instituição, criado para a análise de todo o fluxo de pacientes Covid no HUP. Isso incluiu os setores de administração, estoque, farmácia, laboratório, emergência, entre outros.

Em seguida, foi instalado o Plano de Capacidade Plena, preconizado pelo Ministério da Saúde. “Trata-se do gerenciamento de ações e estratégias para garantir segurança e qualidade aos pacientes suspeitos ou confirmados. Sem deixar de atender os demais que buscam o hospital”, ressalta Cassiana.

Além disso, foram criados rounds diários para a discussão dos casos atendidos, chamados de Huddles, com a participação de toda a equipe multiprofissional.

“Todas essas ações de uniformização da assistência buscam garantir qualidade e segurança no processo assistencial de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19”, destaca Cassiana, que é especialista em Gestão Hospitalar e em Segurança do Paciente.

Protocolo de Manejo Clínico Covid-19

Ainda dentro das iniciativas para otimização dos processos, a Eficiência Hospitalista está implementando o protocolo de Manejo Clinico Covid-19. Ele também passou a fazer parte do projeto de implementação de Protocolos Gerenciados, iniciado em outubro pela empresa no Hospital Unimed Pelotas, em parceria com a UpFlux.

De acordo com Cassiana, “tudo para garantir a qualidade e segurança aos pacientes, seguindo um trabalho padronizado, minimizando a variabilidade dos cuidados”.

>> Saiba mais sobre a implementação de protocolos gerenciados no HUP

Para Fabrício Fonseca, médico consultor da Eficiência Hospitalista e que integra o projeto, o protocolo vai permitir identificar casos graves da doença e que necessitem internação hospitalar. Bem como casos leves a moderados, que possam ser acompanhados no isolamento residencial.

“O objetivo é auxiliar na identificação de casos suspeitos e confirmados da doença. Assim como na tomada de decisão a respeito dos principais exames diagnósticos e prognósticos”, ressalta.

Capacitação on-line para os profissionais do HUP

Capacitação

E para que o protocolo de Manejo Clinico Covid-19 seja aplicado, uma capacitação on-line aconteceu nos dias 13 e 14 de janeiro, realizada pela Eficiência Hospitalista. A atividade faz parte da implementação gradativa do protocolo. Dessa forma, são diversos treinamentos direcionados às equipes médicas e assistências do PA e da Frente Covid-19 — local criado especialmente para o atendimento de pacientes com a doença.

Segundo a coordenadora do Protocolo, a médica Adriane Medeiros, “as ações já estão em fase de execução em alguns setores. Enquanto em outros, estão à nível de planejamento para serem colocadas em prática”.

Quem ministrou a capacitação foram os médicos da Eficiência Hospitalista André Wajner, Fabrício Fonseca e Gabriel Hey. Ao todo, mais de 70 profissionais participaram, incluindo a direção do Hospital Unimed Pelotas. De acordo com Adriane, toda a equipe está engajada para que o projeto possa fazer a diferença e garantir o atendimento qualificado.

“Ele está sendo implantado com otimismo, pois o protocolo gerenciado orienta todos os passos do processo de cuidado do paciente, de forma que haverá a otimização da assistência a esse paciente”, reforça.

E esse comprometimento é fundamental para o sucesso da ação, em meio ao atual crescimento do número de pacientes Covid. Conforme Wajner, que é CEO da Eficiência Hospitalista, “vamos ter trabalho em equipe, comunicação efetiva, liderança e tecnologia de informação neste projeto. Dessa forma, todos os setores do hospital atuam para que não se tenha mais pacientes do que leitos”.

ferramentas para o atendimento qualificado aos pacientes
Enfermeira Bruna utilizando o Dashboard

DASHBOARD

O Dashboard também vai ser uma das importantes ferramentas de gestão aplicadas junto ao Plano de Capacidade Plena, visando o atendimento qualificado. O trabalho é mais uma parceria com a empresa mineradora de dados UpFlux e conta com o treinamento dos profissionais envolvidos para que seja possível monitorar os pacientes acometidos pela doença.

Isso se dá por meio de indicadores diários, tanto no Pronto Socorro como na Frente Covid. Tratam-se de informações analisadas para o melhor aproveitamento do protocolo de Manejo Clinico Covid-19.

De acordo com a enfermeira navegadora Bruna Alves dos Santos, a utilização da ferramenta tem proporcionado uma visão melhor dos processos. Tudo isso partir dos gráficos e dados mais corretos e precisos. Ela explica que, se antes já era possível perceber avanços com a instituição do protocolo, com o Dashboard isso vai além.

“Podemos ver exatamente os pontos de melhoria e isso é fundamental para o meu trabalho. Como enfermeira hospitalista, busco abrir portas para destravar o fluxo. Por isso, vai nos ajudar muito saber onde estão os entraves para que o paciente tenha a melhor experiência possível”, afirma a profissional que é responsável por acompanhar e auxiliar na organização de toda a linha de cuidado do paciente.

Quer saber mais sobre a atuação da Eficiência Hospitalista no Hospital Unimed Pelotas? Navegue pelo nosso site e confira tudo sobre o projeto que busca garantir atendimento qualificado aos pacientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://eficienciahospitalar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/publicacoes.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}