Medicina Hospitalista faz referência ao novo processo de cuidado ao paciente clínico hospitalizado, partindo de um novo sistema de organização, adaptado dos Estados Unidos.

O modelo, que é centrado no paciente, na família e no trabalho em equipe, enfatiza a comunicação e a coordenação do cuidado. Os hospitalistas apresentam grande alinhamento institucional, envolvendo-se em diversos processos gerenciais e administrativos que influenciam o alcance dos melhores resultados para o paciente e para a instituição.

O modelo tem como referência a liderança no ensino, a qualidade  e segurança assistencial e a melhora da experiência do paciente.

Atuamos na supervisão e gerenciamento da equipe de médicos hospitalistas, de modo a cobrir integralmente a demanda médica da enfermaria clínica.
Eixos de Atuação
  • Definição de Perfil/Recrutamento/ seleção de equipe médica para formação da equipe;
  • Apoio à coordenação médica e de enfermagem da enfermaria;
  • Dimensionamento de equipes de dia de semana e finais de semana;
  • Criação e gerenciamento de metas administrativa/gerenciais para os hospitalistas;
  • Elaboração de estratégias de alta e desospitalização;
  • Elaboração e implementação de protocolos assistenciais;
  • Acompanhamento continuado dos principais indicadores de desempenho e de qualidade assistencial;
  • Fortalecimento e implementação dos conceitos de multidisciplinaridade;
  • Organização de fluxos internos e transição de cuidados através da metodologia Lean Healthcare;
  • Integração dos hospitalistas com projetos de Segurança do Paciente;
  • Organização do cumprimento de metas de Qualidade Assistencial pelos hospitalistas;
  • Alinhamento médico para rotinas de preenchimento de documentos administrativos para fins de faturamento.
Resultados:
  • Diminuição de custos assistenciais;
  • Redução do tempo médio de permanência dos pacientes/aumento do giro de leitos;
  • Redução dos pacientes de longa permanência;
  • Melhora da qualidade do atendimento;
  • Melhora da segurança assistencial;
  • Melhora da satisfação do usuário e da equipe.