O Lean Ciclo de Receita é uma solução desenvolvida  para compreender o fluxo do prontuário de paciente no hospital. Através de mapeamento de todas as etapas desse fluxo: desde a alta/saída do paciente da instituição até o processamento das informações de faturamento junto ao sistemas de saúde público e suplementar, validando o registro efetivo da produção executada e respectivo reembolso pelos serviços prestados.

Este mapeamento possibilita identificar gargalos no fluxo da conta hospitalar até o setor de faturamento, proporcionando a rastreabilidade de documentações e evitando possíveis extravios. Também existe treinamento da equipe médica buscando o preenchimento da documentação o mais preciso de acordo com a previsão do tempo de internação e doenças do paciente.

Resultados:
  • a diminuição do tempo de fechamento da fatura
  • otimização de recebimento dos recursos financeiros respectivos aos serviços prestados
  • aumento do faturamento em pacientes SUS
  • diminuição de glosas hospitalares
A implementação do Lean Ciclo de Receita tem um impacto direto no tempo de fechamento da fatura para otimização da entrada de recursos ao estabelecimento referente aos serviços prestados, possibilitando também (recurso de glosas, auditoria e análise do prontuário…).