Lean Farmácia: Entenda como a Eficiência Hospitalista vai otimizar as unidades do Hospital Unimed Poços de Caldas

Projeto já iniciou e está centrado na melhoria contínua dos fluxos e processos em um setor indispensável para os hospitais

farmacêuticas e lean farmácia no Hospital Unimed Poços de Caldas
Farmácia do Hospital Unimed Poços de Caldas (Foto: Ass. Imprensa/HUPC)

O projeto que vai otimizar todas as unidades de Farmácia do Hospital Unimed Poço de Caldas, em Minas Gerais, foi apresentado à direção e colaboradores. Durante um encontro on-line, a equipe da Eficiência Hospitalista – Soluções em Saúde mostrou com detalhes tudo o que vai transcorrer nos próximos seis meses, quando acontece a implementação do projeto Lean Farmácia.

O relato sobre a realização das atividades foi feito pelo CEO da Eficiência Hospitalista, André Wajner, e pela gestora de projetos da empresa, a engenheira de produção Caroline Brum Rosso. Para cerca de 30 pessoas, eles falaram sobre o método que vai possibilitar a melhoria contínua dos fluxos e processos em um setor fundamental para às instituições hospitalares.

De acordo com Caroline, esse trabalho será composto pela formação e treinamento da equipe, diagnóstico e a execução das ferramentas de Lean na Farmácia do Hospital Unimed Poço de Caldas. Isso inclui os setores de Bloco Cirúrgico, Unidades de Internação, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Pronto-Socorro, Assistência Domiciliar e os específicos para o tratamento oncológico.

A partir dessas ações, o objetivo é desenhar e monitorar os fluxos internos, bem como os processos da Farmácia. Ou seja, garantir economia para o hospital e mais qualidade na assistência. “Com a filosofia é possível diminuir estoques de materiais e medicamentos, bem como reduzir custos para o hospital e tornar os processos da farmácia seguros para o paciente!”, afirma a gestora da Eficiência Hospitalista.

Lean Farmácia no Hospital Unimed Poços de Caldas
Hospital Unimed Poços de Caldas (Foto: Ass. de Imprensa/HUPC)
Sustentabilidade

A gerente de Recursos Próprios da Unimed Caruaru, Marlene Cristina dos Santos, acredita que o projeto vai fazer toda a diferença no hospital. Isso porque a Farmácia representa um dos setores que mais necessitam de recursos no hospital.

De acordo com ela, os gastos com materiais e medicamentos representam em torno de 60% dos custos. Valor que, somado aos direcionados ao Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), o qual absorve 12% do orçamento, está entre os que apresentam o maior desafio na gestão de custos.

“Sou uma estudiosa da metodologia e acredito que o Lean é a única forma de trazer sustentabilidade para ao nosso negócio. Isso se dá revisitando os processos, tornando-os mais eficientes, reduzindo os desperdícios e, o mais importante de tudo, agregando valor nas entregas aos nossos clientes”, afirma.

E a gestora complementa: “Além disso, vamos poder melhorar muito a experiência dos nosso pacientes, dos colaboradores e da própria instituição como um todo. E com isso, temos melhores resultados nos processos assistenciais, gerenciais e financeiros”.

Ferramentas de Lean 

O projeto de implementação de Lean Farmácia do Hospital Unimed Poços de Caldas conta com a utilização de ferramentas que são fundamentais para otimizar ainda mais a proposta de melhoria da gestão. Entre elas está o huddle e o kanban.

Com o huddle é possível identificar problemas de fluxo e processos, por meio de reuniões diárias e rápidas entre os integrantes da equipe multidisciplinar. Isso acontece no início de cada turno principal e dentro do ambiente clínico. Já o kanban representa um sistema visual para controle das demandas. Sendo assim, auxilia no controle dos estoques e diminui os custos, a partir de uma abordagem clara e direta, focada em tornar os procedimentos mais eficientes.

“Por mais simples que possa parecer, o potencial do Lean é o de transformação na saúde. Por isso, agradecemos ao Hospital Unimed Poços de Caldas por acreditar nessa estratégia e no nosso trabalho”, reforça Caroline Rosso.

Hospital Unimed Poços de Caldas

Localizado no maior município da região Sul de Minas Gerais, o Hospital da Unimed de Poços de Caldas é referência pela qualidade do serviço prestado. Dessa forma, sua atuação garantiu a nota máxima no IDSS 2020 — Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, medido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Inaugurado em 2002, possui uma área construída de oito mil metros quadrados. Uma estrutura completa para a realização de cirurgias de baixa, média e alta complexidade, assim como internação clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://eficienciahospitalar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/publicacoes.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}