Lean Healthcare

Lean Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico é uma área central do hospital. Nesse contexto, o Lean Healthcare busca compreender o fluxo do paciente cirúrgico dentro da instituição, analisando em profundidade quais processos são de agregação para o paciente e quais processos são desperdício. O foco é tornar o centro cirúrgico mais eficiente e com mais agregação de valor.

Resultados

O Lean Centro Cirúrgico é um produto focado na transformação do Centro Cirúrgico, revolucionando a maneira como ocorre a gestão do fluxo do paciente cirúrgico no hospital.

Lean Farmácia

O Lean Farmácia é um produto com foco em melhoria da eficiência e da qualidade do fluxo do medicamento na instituição hospitalar, desde a chegada do medicamento no almoxarifado até o paciente.
Consiste em um processo de mapeamento de toda as etapas do fluxo e identificação dos desperdícios, para definir os processos gargalos e melhor atender os pacientes, diminuindo os desperdícios e aumentando a agregação de valor ao cliente.

Resultados

O Lean Farmácia/Medicamentos é um produto com efeitos sistêmicos, atingindo desde serviços de suporte até a assistência do paciente na instituição hospitalar. É um ótimo ponto de partida para a implementação de Lean Healthcare em hospitais.

Medicina Hospitalar e Gestão Assistencial
Lean Central de Esterilização de Materiais

O Lean Central de Esterilização de Materiais é um produto concentrado no mapeamento dos fluxos instrumentais e outros produtos que têm a necessidade de esterilização. A implementação do Lean Healthcare em CME é naturalmente facilitada pelos processos industriais que estão presentes nesse setor, sendo uma área excelente para o começo da implementação da Filosofia Lean em Hospitais.

Resultados

A revolução que o Lean Healthcare traz para a CME é paradigmática: a gestão dos instrumentais e materiais ocorre de forma muito mais simples e eficaz, transformando a organização e a relação dessa área com todo o hospital.

Enfermagem hospitalista
Lean Exames

O Lean Exames é um produto desenvolvido com o propósito de entender como são atendidos os exames e como eles são planejados e organizados. Para tanto, são mapeadas todas as etapas desse fluxo: desde a solicitação dos exames até a entrega do resultado do exame.
Com esse produto, é possível encontrar os processos que são gargalo para o atendimento dos exames, tais como endoscopia, ecografia, colonoscopia – bem como outros exames que possam aumentar o tempo de permanência do paciente no hospital.

Resultados

A implementação do Lean Exames tem um impacto direto no tempo de internação do paciente, uma vez que a espera pela realização de exames é uma das principais causas para a permanência dos pacientes.

Lean Ciclo de Receita

O Lean Ciclo de Receita é uma solução desenvolvida para compreender o fluxo do prontuário de paciente no hospital. Através de mapeamento de todas as etapas desse fluxo: desde a alta/saída do paciente da instituição até o processamento das informações de faturamento junto ao sistemas de saúde público e suplementar, validando o registro efetivo da produção executada e respectivo reembolso pelos serviços prestados.
Este mapeamento possibilita identificar gargalos no fluxo da conta hospitalar até o setor de faturamento, proporcionando a rastreabilidade de documentações e evitando possíveis extravios. Também existe treinamento da equipe médica buscando o preenchimento da documentação o mais preciso de acordo com a previsão do tempo de internação e doenças do paciente.

Resultados

A implementação do Lean Ciclo de Receita tem um impacto direto no tempo de fechamento da fatura para otimização da entrada de recursos ao estabelecimento referente aos serviços prestados, possibilitando também (recurso de glosas, auditoria e análise do prontuário…).

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