Prefeito e vice de Farroupilha conhecem os impactos do projeto da Eficiência Hospitalista no Hospital Beneficente São Carlos

Empresa apresentou os dados aos gestores e direção sobre o trabalho que vem sendo realizado na instituição

Eficiência Hospitalista no Hospital Beneficente São Carlos
Wajner apresentando os dados ao prefeito e vice, bem como aos gestores do HBSC

O trabalho que vem sendo realizado pela Eficiência Hospitalista – Soluções em Saúde no Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), foi apresentado ao prefeito e vice-prefeito de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin e Jonas Tomazini.

O encontro aconteceu no final de junho e contou com a participação da superintendente geral da instituição, Janete Toigo D’Agostini, da presidente do Conselho Administrativo, Elizabeth Bartelle Grendene Laybauer, e demais representantes da direção.

Na oportunidade, o CEO da Eficiência Hospitalista, André Wajner, e a gerente de projetos, Caroline Brum Rosso, mostraram os índices alcançados pelas ações da empresa no hospital, iniciadas em dezembro de 2018. De lá pra cá, foram diversas iniciativas para qualificar a assistência no único hospital do município. O HBSC também é referência na região da Serra gaúcha.

Desenvolvimento na Saúde de Farroupilha

Para o prefeito Fabiano Feltrin, os indicadores apresentados demonstram os benefícios para a gestão da Saúde no município de Farroupilha, por meio das atividades que vêm sendo implementadas pela Eficiência Hospitalista no Hospital Beneficente São Carlos.

De acordo com ele, a redução no tempo em que os pacientes ficam internados na instituição, mesmo com a demanda dobrada em função da Covid-19, chamou a atenção. “O agravamento da pandemia ocorreu nesse ano e seguimos com grandes taxas de ocupação, mas com menos tempo de permanência”, destaca Feltrin.

Ainda segundo o prefeito, a manutenção dessa parceria é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade para Farroupilha e para os 34 municípios atendidos pelo hospital. “Somos muito gratos a esse trabalho. Esperamos estarmos juntos e contar com esses dados para melhorar a performance da nossa saúde como um todo”, afirma o gestor.

Eficiência Hospitalista no Hospital Beneficente São Carlos
A gestora de projetos, Caroline Rosso, apresentando os números
Números

Entre os indicadores apresentados aos gestores do município, esteve o aumento na quantidade de pacientes atendidos na instituição. De julho de 2020 a maio de 2021, foi registrado um crescimento de 30% nas admissões, entre pacientes acometidos pela Covid-19 e não infectados. Isso significa que passou de 74 para 103 o número de pacientes que puderam receber tratamento no HBSC (veja na fig, 1).

Apesar do acréscimo nas internações, o tempo de permanência desses pacientes passou de 7,1 para 5,5 dias (fig. 2), no comparativo do mesmo período. Ou seja, 22,5% a menos de tempo dentro do ambiente hospitalar. O que representa uma menor exposição a outras doenças e um impacto na redução de exames, medicamentos e de recursos.

Outro dado relevante é o referente à taxa de reinternação. Ela se refere ao paciente que recebe alta, mas precisa voltar a ser internado em um período menor ou igual a 30 dias. Nos meses de abril e maio deste ano, não houve nenhum um caso de reinternação (fig. 3), sendo que em outubro de 2021 a taxa de retorno ao hospital devido a complicações no quadro de saúde chegou a 9% dos pacientes internados no Hospital Beneficente São Carlos.

Melhor tomada de decisão

A superintendente do Hospital Beneficente São Carlos, Janete Toigo, conta que uma parceria com a atual gestão municipal motivou a direção a divulgar os dados do projeto da Eficiência Hospitalista. O objetivo é a busca pela qualificação e reconhecimento das ações que vêm sendo implantadas.

Indicadores mostram o sucesso do projeto

De acordo com ela, “além de conhecer o que é feito no hospital, o prefeito e o vice também foram beneficiados com dados estatísticos, que vão possibilitar a melhor tomada de decisão relativa à ações na saúde pública do município”.

Para Janete, o impacto positivo do trabalho realizado pela Eficiência Hospitalista é resultado da confiabilidade nos conteúdos e na equipe. “A demonstração de conhecimento teórico e prático sobre os conteúdos propostos, aliada ao profissionalismo dos orientadores, levou o grupo a confiar nas suas ações. Elo imprescindível para o excelente resultado obtido”, ressalta.

Ela afirma que a aceitação do projeto foi amplamente confirmada, tanto pela direção quanto pelos profissionais envolvidos, devido à objetividade no aprendizado e nas práticas propostas. “Se nem todos os objetivos foram alcançados, foi porque o Hospital não dispõe de recursos humanos para implementá-los. Ou foi pelo momento de caos vivido com a Covid-19”, diz a superintendente.

“Resta parabenizar o desempenho da equipe da Eficiência na realização do programa junto ao HBSC. Considero a instituição um terreno fértil no qual a Eficiência Hospitalista pode plantar seus conhecimentos e técnicas. Com a certeza de que bons frutos serão colhidos”, comemora.

Confira a linha do tempo de atuação da Eficiência Hospitalista no Hospital Beneficente São Carlos:
  • Em dezembro de 2018, deu início a implementação da filosofia Lean na organização dos processos e fluxos na Emergência;
  • Já no final de abril de 2020, a partir da disseminação da Covid-19, foi possível colocar em prática uma nova fase do projeto de Lean Healthcare, na preparação do hospital para o combate à pandemia. A atuação se deu em parceria com a empresa Promed, a partir da construção de um comitê de crise, a instalação do Plano de Capacidade Plena (PCP). Bem como o treinamento dos profissionais para aplicação de constantes melhorias;
  • No mês de junho do ano passado, a ferramenta de Dashboard da Eficiência Hospitalista passou a ser utilizada na otimização da assistência. Ela reúne as informações de cada paciente internado, desde a sua admissão até a saída. Isso permite que esses dados possam auxiliar os profissionais no alinhamento do plano terapêutico com mais assertividade, com garantia de qualidade e segurança no atendimento.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://eficienciahospitalar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/publicacoes.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}