Workshop da Eficiência Hospitalista vai abordar a regulação de leitos SUS junto à rede hospitalar do ES

Essa é a terceira atividade da empresa voltada à capacitação de gestores e profissionais ligados à regulação de leitos da rede pública estadual

enfermeira lendo manual da regulação de leitos do HEACGestores e profissionais que atuam na regulação de leitos dos 12 hospitais estaduais do Espírito Santo participam de um workshop promovido pela Eficiência Hospitalista, nos dias 23 e 24 de abril. O evento faz parte do projeto da empresa junto aos Núcleos Internos de Regulação (NIRs) da rede pública estadual, visando o melhor uso dos leitos e recursos hospitalares disponíveis.

O trabalho da Eficiência Hospitalista acontece desde o ano passado, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

>> Saiba como foi a capacitação que deu início aos trabalhos da EH no Espírito Santo

Além das atividades teóricas e práticas, unindo capacitação e a troca de experiências entre os participantes, estão programadas duas palestras sobre o tema. A primeira será ministrada pelo CEO da Eficiência Hospitalista, o médico André Wajner. Ele vai falar sobre a experiência na implementação e coordenação do Escritório de Gestão de Altas do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A instituição pertence ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior rede pública de hospitais do Sul do país e 100% SUS.

Já a segunda palestra ficara à cargo do diretor-geral da Central de Regulação de Porto Alegre, o médico Jorge Luiz Silveira Osório. O objetivo é levar aos participantes como a unidade tem enfrentado o agravamento da pandemia. Ou seja, para garantir leitos de UTI aos pacientes de 20 hospitais ligados ao sistema. Assim como todo o estado, a capital gaúcha completa oito semanas com classificação de risco em bandeira preta.

O PROJETO DA EH

Quem fará a mediação da capacitação que acontece neste final de semana é o médico consultor da Eficiência Hospitalista, Vinícius Sabedot Soares. Essa é a terceira atividade do projeto da qual ele participa, levando a expertise da sua contribuição na elaboração do manual do NIR do Ministério da Saúde.

De acordo com Vinícius, os Núcleos Internos de Regulação são a chave para mudar a realidade da regulação nos hospitais. E no Espírito Santo não tem sido diferente. “O nosso projeto tem sido fundamental para garantir o acesso mais efetivo dos pacientes aos leitos do SUS. O que acontece tanto por meio da implementação dos núcleos, como da adequação dos já existentes”, reforça.

O início do projeto da empresa aconteceu no mês de setembro do ano passado. Isso se deu a partir da criação dos NIRs no Hospital Estadual Dorio Silva, Hospital e Maternidade Silvo Avidos, Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)/Unidade Milena Gottardi e Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC). Na foto, vemos o manual elaborado de acordo com a realidade de cada instituição, baseado nas premissas do governo federal sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://eficienciahospitalar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/publicacoes.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}