TELEHOSPITALISTA
Teleconsultoria onde é realizada a discussão estruturada do plano terapêutico da internação
Consiste em uma teleconsultoria, por meio da qual é realizada a discussão estruturada do plano terapêutico da internação. Nesse processo, é avaliado o diagnóstico, o tratamento e o plano de alta hospitalar. Com foco no plano de alta, identificam-se oportunidades de desospitalização para que, com um período de internação mais curto, o paciente receba alta com segurança e continuidade dos cuidados.
É uma metodologia que envolve análise individualizada de cada paciente e de todos os entraves para a alta efetiva, trocas de informações (rounds) — via plataforma digital específica — entre os hospitalistas das instituições de saúde com o médico hospitalista da Eficiência Hospitalista (EH), além da coordenação do cuidado multidisciplinar realizado pela enfermeira hospitalista de cada instituição.
Dessa forma, as discussões sobre os casos garantem, principalmente, estratégias de desospitalização e o maior giro de leitos, viabilizando atender um maior número de pacientes com os mesmos leitos disponíveis.
Benefícios
- Organiza a internação, acompanhando o processo desde o início, no diagnóstico, e estabelece um plano de alta hospitalar com antecedência;
- Antecipa dificuldades para a desospitalização, elaborando ações preventivas e organizando alternativas em tempo hábil;
- Permite o acompanhamento de indicadores, visando uso racional e eficiente da capacidade instalada hospitalar.
COMO FUNCIONA
O médico hospitalista consultor da EH realiza encontros periódicos (por teleconferência) com cada médico assistente, geralmente duas vezes na semana. Nesses momentos, o plano terapêutico da internação de cada paciente é discutido, buscando clareza no plano.
Antes da realização dos rounds, o hospitalista da EH realiza a revisão do caso no prontuário eletrônico, avaliando exames, prescrição e evolução desse paciente. As informações são alimentadas por meio do dashboard da empresa, o que proporciona a preparação da equipe para essa aproximação da assistência e para a percepção de possíveis falhas e oportunidades.. Entre elas, o atraso na realização e resultado de exames, alternativas de continuidade do tratamento em nível ambulatorial e, até mesmo, problemas sociais que impedem a alta.
Os rounds contam com a participação do médico hospitalista da empresa, do analista de dados, além dos engenheiros de produção da EH — os quais organizam a coleta de dados para as sessões e análise de indicadores.
Resultados
- Normalmente, nos hospitais em que oferecemos essa solução, são observados a redução do tempo de permanência em até 20% já nos primeiros meses de projeto, bem como na taxa de reinternações não programadas em até 30 dias após a alta.
- Além disso, a comunicação entre os profissionais médicos e assistenciais torna-se mais efetiva, com compartilhamento eficiente de informações clínicas e do direcionamento da internação, pela transparência e clareza dada ao planejamento terapêutico e condutas adotadas.
TELEINTENSIVISTA
Teleconsultoria com médicos especialistas com larga experiência para a análise e discussão de casos dos pacientes
Consiste em uma teleconsultoria com médicos especialistas com larga experiência para a análise e discussão de casos dos pacientes. A partir desta segunda opinião formativa, com auxílio de ferramentas de acesso remoto ao prontuário, exames de laboratório e de imagem, é possível a otimização do atendimento, com objetivo na redução mortalidade, na desospitalização eficiente, no maior giro de leitos e consequentemente na redução de custos hospitalares.
Por meio do teleintensivista, um time de médicos intensivistas e enfermeiros, com formação consolidada e experiência na área do perfil de cada Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o profissional não especialista em UTI tem a possibilidade de discutir casos de qualquer local com acesso a internet.
O trabalho envolve a discussão de casos de pacientes, o treinamento de habilidades e novas capacitações e o monitoramento de indicadores, o que pode agregar protocolos e rotinas específicas de cuidado crítico especializado em cada Unidade de Terapia Intensiva.
A teleconsultoria por meio do teleintensivista vem se consolidando como uma proposta que contribui de forma efetiva para a melhoria na assistência, cuidado e de indicadores assistenciais de unidades, que, em situações usuais, não contariam com amplo apoio especializado.
Objetivos
- Padronização de condutas com base em evidência científica
- Implementação de rotinas para equipe multiprofissional
- Desenvolvimento técnico da equipe beira leito
- Melhora dos indicadores assistenciais
COMO FUNCIONA
O projeto de teleintensivista tem como método o desenvolvimento de profissionais não especialistas, por meio da discussão de casos e do apoio à tomada de decisão terapêutica. Essa proposta é sustentada em um tripé composto por treinamento presencial de equipe multiprofissional, apoio na gestão de indicadores assistenciais e sessões de teleUTI.
Resultados
- Taxa de aceite das condutas de 90%;
- Redução da taxa de óbito em 35%;
- Redução da permanência média na UTI em 1.45 dias;
- Aumento de internações em até 24%;
- Redução do custo por internação em até 23%.
TELEPALIATIVO
O Telepaliativo é uma solução inovadora de implementação assistencial de cuidados paliativos através de teleconsultoria
O Telepaliativo é uma solução inovadora de implementação assistencial de cuidados paliativos através da realização de uma teleconsultoria de médico especialista com larga experiência para a análise dos casos dos pacientes internados em leito de enfermaria. Visa proporcionar um cuidado paliativo de excelência, centrado no paciente e com o suporte da tecnologia.
Oferecemos um suporte individualizado, discussões de casos com foco na desospitalização e evitando exames desnecessários. Nossa abordagem se baseia em cuidado humanizado, controle de sintomas, definição de metas de tratamento e comunicação empática de notícias difíceis.
Uma das principais vantagens do Telepaliativo é a possibilidade de uma abordagem mais assertiva e individualizada para o tratamento dos pacientes. Com a análise minuciosa dos casos, médicos especialistas podem fornecer orientações específicas para cada situação, evitando solicitações de exames desnecessários e procedimentos invasivos. Isso não apenas reduz o desconforto do paciente, mas também ajuda a otimizar o uso de recursos médicos, como equipamentos e insumos.
Objetivos
- Redução de internações fúteis em UTI
- Uso racional de exames, procedimentos e terapias medicamentosas
- Elaboração de plano terapêutico multidisciplinar
- Estratégias de desospitalização
- Redução de tempo de permanência e reinternações
- Cuidado humanizado e centrado no paciente
- Discussão sobre diretivas antecipadas de vontade e definição de metas de tratamento
- Treinamento de comunicação de notícias difíceis
COMO FUNCIONA
O TelePaliativo é um projeto inovador que visa capacitar profissionais não especialistas por meio da discussão de casos e do apoio à tomada de decisão terapêutica. Nossa abordagem se baseia em um tripé sólido, composto por treinamento presencial da equipe multiprofissional, apoio na gestão de indicadores assistenciais e sessões de teleconsultoria. Através do treinamento presencial, garantimos que a equipe esteja preparada e atualizada para oferecer cuidados paliativos de qualidade. A gestão de indicadores assistenciais nos ajuda a monitorar e melhorar continuamente nossos serviços, enquanto as sessões de teleconsultoria proporcionam um suporte especializado e orientação personalizada para enfrentar os desafios diários. Com essa combinação, fortalecemos a capacidade de oferecer cuidados paliativos de excelência, garantindo o melhor resultado para os pacientes.
Nossas Soluções
Faça contato
comercial@eficienciahospitalar.com.br
51 3779.8884
Fone