Encerramos nesta semana o curso de “Lean aplicado à Saúde”, que promovemos em parceria com a Federação dos Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul. O curso foi ministrado pela nossa Gerente de Operações, engenheira Caroline Rosso, nosso CEO, Dr. André Wajner, nosso consultor, Dr. Paulo Matos.
Aluna do curso, a Gerente de Qualidade da Santa Casa de Porto Alegre/RS, Laura Berquó, já vivenciou a aplicação do Lean em outros hospitais nos quais trabalhou, mas buscou o curso para retomar esse conhecimento:
– Minha ideia em fazer este curso foi de retomar conceitos, reavivar a memória, e fazer isso com pessoas que eu realmente acredito que conhecem muito essa metodologia e aplicam no trabalho deles. André, Carol e Paulo, com a coordenação da Cassiana Prates, é um time sensacional, com uma grande capacitação, conhecimento e com uma grande experiência. Cada vez eles têm mais experiência em instituições diferentes, em lugares diferentes do Brasil, então eles têm exemplos práticos. Isso é inestimável para quem está tomando pé da metodologia ou, como eu, reavivando a memória e reforçando as minhas convicções sobre a importância desta metodologia para quem faz gestão nos hospitais – destacou Laura.
A Gerente Assistencial do Hospital Divina Providência, também em Porto Alegre/RS, Fabiana Fengler, também destacou a experiência dos profissionais da Eficiência Hospitalista e Improve – Foco no Paciente:
– O curso, apesar de breve, foi de grande valia, pois os professores da Eficiência Hospitalista, além da qualificação teórica, tem ampla vivência no cenário hospitalar o que possibilitou a compreensão da metodologia lean e sua visualização nos processos assistenciais, contemplando a jornada do paciente de ponta a ponta.
Ao final do curso, os participantes estão atualizados sobre as aplicações da Filosofia Lean na área da saúde e ciente das melhorias evidenciadas a partir de sua implantação, no que tange à redução de desperdícios e geração de valor para a sustentabilidade do sistema de saúde.
Em agosto, vamos promover, também junto com a Federação, um curso de 15 horas de Enfermagem Hospitalista, e outro, de 80 horas, de Medicina Hospitalar e Gestão Assistencial.