Implementação do Projeto de Experiência do Paciente em Cascavel

Implementação do Projeto de Experiência do Paciente em Cascavel

Tem inicio implementação do projeto de Experiência do Paciente em Cascavel.

Na semana passada, nosso time de consultores visitou o Hospital São Lucas de Cascavel/PR para dar continuidade ao Programa de Experiência do Paciente, iniciado em janeiro deste ano. Participaram da visita o nosso CMO Fabrício Fonseca e as nossas consultoras Seméia Corral e Fátima Farias.

O Programa de Experiência do Paciente é uma das soluções da Eficiência Hospitalista e visa fortalecer a segurança e qualidade assistencial, centrada na pessoa e com foco na excelência da Jornada do Paciente.

A implementação desse programa requer um mapeamento cuidadoso dos principais pontos de contato do paciente e família com a Organização. Para isso, utilizamos um conjunto de ferramentas da qualidade como: entrevistas com profissionais e pacientes, resultados da pesquisa HCAPS e NPS, traceres de processo e sistemas, que possibilitem a identificação de oportunidades de melhoria nas diversas áreas, como assistência, hotelaria, limpeza, entre outras.

Esta visita teve como objetivo principal a formalização do Comitê de Experiência do Paciente com a definição das atribuições dos integrantes, como também do Serviço de Ouvidoria e a discussão de estratégias para engajar pacientes, família, médicos e colaboradores. Esta etapa é fundamental para a elaboração de um plano de implementação do Programa de Experiência do Paciente já para o próximo mês, que deve considerar as necessidades e particularidades da organização e da população atendida.

O Programa de Experiência do Paciente, mobiliza as instituições de saúde a oferecer um atendimento humanizado, empático e efetivo, considerando as necessidades, valores, crenças, desejos e expectativas dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estas ações contribuem para melhoria significativa da qualidade da assistência à saúde, na satisfação e experiência das pessoas, além de promover a cultura de segurança, impactando na melhoria dos desfechos clínicos, redução de custos e de eventos adversos evitáveis.

Veja outras publicações