A Eficiência Hospitalista e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizaram, nesta quarta-feira (18), o Fórum de Qualificação do Acesso e Desospitalização Efetiva. O evento aconteceu em formato híbrido: no Palácio Anchieta, em Vitória, no Espírito Santo, e teve também transmissão online (confira o link abaixo)
O Fórum reuniu gestores de hospitais da rede estadual de saúde, filantrópica e privada, além de servidores da Secretaria da Saúde (Sesa) e demais profissionais de saúde. Durante o evento, palestras e debates trouxeram resultados verificados nos hospitais capixabas, após a implementação de ferramentas da Medicina Hospitalar, do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e do Escritório de Gestão de Altas (EGA), esse último, implantado no Brasil de forma pioneira pela Eficiência Hospitalista.
Na parte da tarde, representantes dos Escritórios de Gestão de Altas de sete hospitais apresentaram dados que demonstram os avanços já conquistados: Hospital Dr Dório Silva, Hospital Roberto Silvares, Hospital Roberto Silvares, Hospital Estadual de Atenção Clínica, Hospital Estadual Nilton de Barros, Hospital Estadual Nossa Senhora da Gloria e Hospital Estadual de São José do Calçado.
Outras quatro instituições destacaram conquistas com seus Núcleos Internos de Regulação (NIR): Hospital Estadual Nilton de Barros, Hospital Estadual João Santos Neves, Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos e Hospital Estadual Silvio Avidos.
O CEO da Eficiência Hospitalista, Dr. André Wajner, destacou que a parceria com o governo do Espírito Santo iniciou ainda antes da implantação do ICEPi, e que as mudanças promovidas nos últimos dois anos foram bem-sucedidas graças à adesão das equipes, à capacitação constante dos profissionais e à comunicação efetiva. Por meio de rounds multidisciplinares, por exemplo, foi possível acelerar processos, de modo a desospitalizar mais rapidamente os pacientes.
O Dr. André Wajner exaltou o trabalho desenvolvido em todos os hospitais da rede pública estadual capixaba, e citou, por exemplo, resultados obtidos no Hospital Dório Silva.
– A média era de 11 dias de internação e caiu para 8,32 dias. Isso representa uma redução de 24% de um semestre para outro. É um avanço muito significativo, que é resultado do NIR, da Medicina Hospital, do Escritório de Gestão de Altas, de vários instrumentos que fizeram com que o Dório aumentasse muito de tamanho, no sentido de poder atender mais pessoas.
Na abertura do Fórum de Qualificação do Acesso e Desospitalização Efetiva, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemorou os avanços na saúde do Estado.
– Estamos trabalhando para melhorar a nossa regulação, promover o atendimento mais rápido, a saída mais rápida e segura do hospital, para podermos salvar cada vez mais vidas!
O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes Jr, avaliou que as mudanças promovidas na rede pública de saúde representam um novo modelo de atenção.
– Trabalhamos por um hospital bem perfilado, bem organizado e bem conectado com toda a engrenagem regulatória, para que seja capaz de garantir o acesso ao recurso necessário e no tempo necessário. Nós ampliamos a qualidade do cuidado com a implantação do NIR e do EGA. Essa experiência é considerada pelo governo como exitosa. É a consolidação de um novo modelo de atenção hospitalar, organizado em rede, para garantir o acesso do paciente do Sistema Único de Saúde.
O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, ressaltou a parceria desenvolvida pelo Instituto com a Eficiência Hospitalista, que para ele, tem resultado na organização e na modernização dos hospitais.
– Nossa parceira garante organização e qualificação do acesso, a alta programada e mais: uma alta segura. Não buscamos apenas promover a alta para termos mais giro de leito, mas trabalhamos para garantir uma alta segura do nosso paciente. Estamos conseguindo ter um bom desempenho, organizando metas e indicadores para que se possa fazer uma gestão com mais qualidade.
O Fórum de Qualificação do Acesso e Desospitalização Efetiva foi transmitido na íntegra, pela internet, no canal do Youtube. Todo o conteúdo ficará gravado e está disponível neste link.