Finalizado o Projeto Implementação de Medicina Hospitalar realizado no Hospital Unimed Caruaru.
Aconteceu no dia 21 de novembro, a cerimônia de encerramento do Projeto de Implementação do Modelo de Medicina Hospitalar, com início em março de 2019 até novembro de 2022 no Hospital Unimed Caruaru. Trabalhamos junto à instituição de março de 2019 a novembro de 2022, com nosso Consultor Dr. Enilson Moraes e nossa Enfermeira Consultora Lorena Vieira.
No início do Projeto foi realizada uma avaliação para definir um diagnóstico profundo da instituição. Após o diagnóstico, em conjunto com a direção do HUC, definimos o modelo de atuação dos profissionais na implementação que teve início em outubro de 2019.
Cinco meses após a implementação do serviço de medicina hospitalar, começou a pandemia de COVID-19, o que impactou diretamente a atuação e perfil dos pacientes atendidos pelo serviço. Como parte da implantação do modelo, ao longo do tempo, foram definidos fluxos de atendimento, rotinas para transição de cuidados inter setoriais, protocolos e estratégias para alta e desospitalização.
De acordo com o consultor da Eficiência Hospitalista Enilson Moraes, responsável por implementar o projeto no HUC, o maior desafio foi trazer a maturidade necessária para a execução do modelo de gestão hospitalar em meio à pandemia de covid-19.
Uma equipe muito qualificada, mas muito heterogênea. O principal desafio foi manejar essa heterogeneidade da equipe num mesmo modelo de gestão. Precisamos descobrir as habilidades de cada um e desenvolver, dentro da capacidade técnica, o gestor hospitalar. Com a pandemia, esse processo teve um desgaste a mais, mas a equipe sempre se mostrou muito resiliente. Toda a complexidade da pandemia trouxe um amadurecimento e saímos da pandemia com a equipe exausta, mas madura. Conseguimos, com isso, executar muitas coisas neste último ano e tornamos a gestão mais eficiente.
A enfermeira consultora Lorena Vieira, responsável pela condução do projeto em conjunto com o médico Dr. Enilson, destaca os avanços deste trabalho em parceria com a Unimed Caruaru.
Trabalhar com uma equipe engajada e comprometida com as entregas de uma assistência qualificada e segura aos pacientes foi um grande diferencial para o alcance dos resultados.
Para o médico Felipe Pedroso, que atua como coordenador de serviço do HUC, o projeto mostrou que a assistência pode ser eficiente sem que haja qualquer tipo de prejuízo na qualidade do serviço oferecido.
”Com esse modelo, passamos a enxergar fluxos para melhora da assistência, à necessidade de efetividade sem perda da qualidade no atendimento ao paciente, além de entender a importância de cada um da equipe multidisciplinar para que essa engrenagem funcione. Seguimos agora fazendo a Medicina Hospitalista do Hospital Unimed Caruaru aplicando tudo o que pudemos aprender nesse período, para podermos continuar a dar a melhor assistência do Agreste e de regiões vizinhas a quem procurar nossos cuidados.”
Durante o Projeto, no período de outubro de 2019 a 17 de novembro de 2022, foram atendidos 3.745 pacientes pelo serviço de Medicina Hospitalar, sendo alcançado o incrível resultado de redução de 49% do tempo médio de permanência, o que possibilitou um maior giro de leitos, maior acesso da população a cuidado em saúde, menor desperdício e maior qualidade e segurança assistencial.
Concluímos, assim, mais um projeto que contempla uma das nossas soluções, a Medicina Hospitalar (MH), com as customizações necessárias para atender às demandas do nosso cliente!
Veja outras publicações
Novo Projeto: MH e Comanejo HCB Cachoeira do Sul
Iniciamos novo projeto de Medicina Hospitalista e Comanejo Clínico-Cirúrgico no Hospital de Caridade e Beneficência
-
Novo Projeto: EGA e NIR no Hospital Nossa Senhora das Graças
setembro 27, 2024 -
EGA da Santa Casa BH comemora um ano com workshop
setembro 24, 2024 -
Medicina Hospitalista: capacitação Hospital Sapiranga
setembro 19, 2024 -
Medicina Hospitalista e Comanejo: Hospital Bruno Born
setembro 19, 2024