Eficiência Hospitalista e ICEPi entregam mais um grande projeto do EGA no Espírito Santo

Eficiência Hospitalista e ICEPi entregam mais um grande projeto do EGA no Espírito Santo

Eficiência Hospitalista e ICEPi entregam mais um grande projeto do EGA no Espírito Santo

Com enorme alegria e satisfação finalizamos no dia 30/03, em conjunto com o ICEPi, o Projeto de implementação do Escritório de Gestão de Altas (EGA) no Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), que fica localizado em São Mateus/ES e abrange 29 municípios, sendo referência em urgência e emergência na região.

Concluímos 14 meses de atuação junto à instituição, com grande impacto na eficiência assistencial e operacional do hospital, uma verdadeira mudança de cultura institucional. Nossa equipe no projeto contou com a atuação dos consultores: as enfermeiras Flávia Luchi e Lorena Vieira e o médico Altemar Paigel. Além deles, participaram também o nosso Gerente de Operações Engenheiro de Produção Vinícius Renó, o Analista de Dados Vinicio Piccoli e o nosso CEO André Wajner.

Durante a implementação, realizamos 43 Capacitações com conteúdos teóricos e casos práticos de atuação do EGA. Entregamos e implementamos o Manual do EGA, que trata das atribuições do escritório, dos profissionais, rotinas e indicadores. Além disso, ajudamos na elaboração da nova estrutura de aplicação de round multiprofissional e, contribuindo com a melhora na interface com a rede de atenção, realizamos a implantação, a adesão e a efetividade de ferramentas auxiliares na análise de informações dos pacientes, como o Checklist de Alta Segura e o Checklist de Transição de Cuidados. Estas ferramentas ajudaram a melhorar a alta do paciente, garantindo, assim, segurança e qualidade na alta e uma melhor interface de encaminhamento para a rede de atenção à saúde, o que diminui a reinternação de pacientes.

Legenda da foto

Resultados

Ao final da implementação do projeto atingimos números incríveis como:
468 rounds realizados;
1029 pacientes atendidos;
296 pacientes para Transição de Cuidados;
+ de 1.300 casos discutidos;
redução de 13% no tempo médio de permanência e aumento de 33% no giro de leitos. (comparação do último trimestre da implementação do EGA com o primeiro trimestre)

Além disso, 25% das pendências são resolvidas em até 0,1 dias e 50% em até 1 dia.

Estas soluções implementadas no Hospital Estadual de Vila Velha fazem parte de um grande projeto para a estruturação e qualificação da rede de saúde estadual nos principais hospitais estaduais do Espírito Santo. Atuamos nestes projetos em conjunto com a OPAS e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Veja outras publicações