Eficiência Hospitalista realiza entrega de projeto do Escritório de Gestão de Altas ao Hospital Estadual de Vila Velha/ES.
Solução implementada faz parte de um grande projeto para a estruturação e qualificação da rede de saúde estadual nos principais hospitais estaduais do Espírito Santo.
Começamos o ano a todo vapor e com mais um grande projeto concluído. Com enorme alegria e satisfação finalizamos no dia 19 de janeiro o nosso Projeto de implementação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e Escritório de Gestão de Altas (EGA) no Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV).
Concluímos 15 meses de atuação junto à instituição, de novembro de 2021 a janeiro de 2023, com grande impacto na eficiência assistencial e operacional do hospital, uma verdadeira mudança de cultura institucional. Nossa equipe envolvida no projeto contou com a atuação dos nossos consultores: as enfermeiras Flávia Luchi e Lorena Vieira e os médicos Altemar Paigel e Vinícius Sabedot Soares. Além deles, participaram também o nosso Gerente de Operações, o Engenheiro de Produção Vicínius Renó e o nosso CEO André Wajner.
Marcamos presença constante na instituição, através de visitas presenciais, atuações a distância e, também, em encontros híbridos, usando a tecnologia para gerar ainda mais resultados e eficiência.
Resultados e depoimentos
Durante a implementação, realizamos 39 Capacitações com conteúdos teóricos e casos práticos de atuação do EGA. Entregamos e implementamos o Manual do EGA, que trata das atribuições do escritório, dos profissionais, rotinas e indicadores do EGA. Além disso, ajudamos na elaboração da nova estrutura de aplicação de round multiprofissional, sendo realizados 03 rounds com as equipes de medicina hospitalar e 04 rounds com os médicos clínicos por semana, totalizando 07 rounds semanais e 28 rounds por mês.
Contribuindo com a melhora na interface com a rede de atenção, realizamos a implantação, a adesão e a efetividade de ferramentas auxiliares na análise de informações dos pacientes, como o Checklist de Alta Segura e o Checklist de Transição de Cuidados. Estas ferramentas ajudaram a melhorar a alta do paciente, garantindo, assim, segurança e qualidade na alta e uma melhor interface de encaminhamento para a rede de atenção à saúde, o que diminui a reinternação de pacientes.
Ficamos extremamente realizados ao receber os depoimentos de quem atuou no projeto, como a Supervisora NIR/EGA, Lissandra Bárbara do Carmo que destaca:
O Escritório de Gestão de Alta (EGA) tornou-se indispensável no processo de fortalecimento da alta segura, uma vez que, age diretamente na interlocução da região metropolitana e demais que tornam-se necessárias pela perfilização assistencial desta unidade.
As palavras da Médica do Programa Melhor em Casa, Júlia Aguiar, demonstra que nossos objetivos foram alcançados quando ela destaca que:
Ao longo desse tempo, a partir de nossos encontros semanais, pudemos desenhar fluxos de desospitalização segura, organizamos processos de trabalho, realizamos reuniões familiares, fizemos diversas discussões clínicas, ampliamos a interface entre Estado e Município, e, acima de tudo, mantivemos o foco em nossa maior prioridade: o bem estar e a segurança do paciente e de sua família.
O CEO da Eficiência Hospitalista, André Wajner, que criou o Escritório de Gestão de Altas no Brasil, destaca:
O Escritório de Gestão de Altas promove a desospitalização, o giro de leito e faz com que a população tenha maior acesso ao sistema de saúde pública e tenha acesso a uma saúde de maior qualidade.
Estas soluções implementadas no Hospital Estadual de Vila Velha fazem parte de um grande projeto para a estruturação e qualificação da rede de saúde estadual, através de estruturas relacionadas à gestão de acesso (NIR) e Escritório de Gestão de Altas (EGA) nos principais hospitais estaduais do Espírito Santo. Atuamos nestes projetos em conjunto com a OPAS e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
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