Solução inovadora criada para operadoras de planos de saúde conclui etapa de Educação Corporativa para Auditores Clínicos na Unimed Porto Alegre.
Nos dias 11 e 12 de agosto, realizamos o quarto Workshop presencial que concluiu a formação da primeira turma de auditores clínicos do Programa de Implementação de Estratégias de Governança Clínica que a Eficiência Hospitalista está implementando junto a Unimed Porto Alegre. O principal objetivo desse programa é capacitar e auxiliar Auditores Clínicos em um Modelo de Excelência fundamentado em princípios da Medicina Hospitalar, Governança Clínica, Desospitalização e Transição de Cuidado, a fim de proporcionar valor ao sistema de saúde. Ao longo de cinco meses foram realizados quatro módulos em formato híbrido, com aulas síncronas e um workshop presencial ao final de cada etapa.
O Projeto
O projeto, que começou em janeiro, envolve uma solução inovadora criada pela Eficiência Hospitalista exclusivamente para operadoras e seguradoras de planos de saúde, trata-se do Programa de Implementação de Estratégias de Governança Clínica para Auditores Clínicos.
A nova solução possui um modelo composto por três pilares estratégicos: Educação Corporativa, Tele-Hospitalista e Implementação de Transição de Cuidado Efetiva e Governança Clínica. Na Educação Corporativa, capacitamos os profissionais multidisciplinares com trilhas específicas, focadas em planejamento terapêutico e desospitalização segura. Oferecemos treinamentos online e presenciais, síncronos e assíncronos, através da EH Academy, nossa plataforma exclusiva de educação em saúde. Já nas Sessões de Tele-Hospitalista, discutimos casos, indicadores e planos terapêuticos, auxiliando a equipe multidisciplinar em critérios de alta personalizados para os pacientes. E por fim, na Implementação de Transição de Cuidado Efetiva e Governança Clínica, revisamos os processos de trabalho e redesenhamos rotinas com as equipes de auditoria clínica para maior eficiência e efetividade, garantindo apoio ao médico assistente para transição e continuidade de cuidados com segurança no momento da alta hospitalar.
Com foco na redução do desperdício e transição de cuidado seguro, o projeto começou com demandas relacionadas ao mapeamento diagnóstico, ajuste de alguns processos e adequação de infraestrutura e sistemas de informação para que as sessões de Tele-Hospitalista pudessem ser realizadas. É através das sessões que os profissionais da Eficiência Hospitalista e as equipes multidisciplinares de auditoria clínica da Unimed analisam e dão suporte aos planos terapêuticos dos pacientes internados.
Resultados
Ainda em julho, ultrapassamos a marca de 100 sessões de Tele-Hospitalista realizadas, abrangendo aproximadamente 800 planos terapêuticos de pacientes internados que passaram por revisão. Isso resultou em ações para resolver pontos críticos e superar dificuldades, a fim de permitir alta hospitalar no momento adequado. Os efeitos desse esforço já são visíveis na redução do tempo de internação, graças à implementação da metodologia que evita prolongamento desnecessário das estadias hospitalares.
Confira os depoimentos dos profissionais da Unimed Porto Alegre sobre o Programa abaixo:
Veja outras publicações
Novo Projeto: MH e Comanejo HCB Cachoeira do Sul
Iniciamos novo projeto de Medicina Hospitalista e Comanejo Clínico-Cirúrgico no Hospital de Caridade e Beneficência
-
Novo Projeto: EGA e NIR no Hospital Nossa Senhora das Graças
setembro 27, 2024 -
EGA da Santa Casa BH comemora um ano com workshop
setembro 24, 2024 -
Medicina Hospitalista: capacitação Hospital Sapiranga
setembro 19, 2024 -
Medicina Hospitalista e Comanejo: Hospital Bruno Born
setembro 19, 2024