Parceria entre Unimed Porto Alegre e Eficiência Hospitalista realiza mais de 500 avaliações de planos terapêuticos

Parceria entre Unimed Porto Alegre e Eficiência Hospitalista realiza mais de 500 avaliações de planos terapêuticos

Parceria entre Unimed Porto Alegre e Eficiência Hospitalista realiza mais de 500 avaliações de planos terapêuticos

Objetivo do projeto é otimizar o tempo de internação dos pacientes e reduzir custos com diárias desnecessárias

O Projeto de Implementação de Estratégias de Governança Clínica para Auditores Clínicos  na Unimed Porto Alegre realizado em parceria com a Eficiência Hospitalista começa a colher seus primeiros resultados no processo que visa implementar práticas para reduzir o tempo de internação dos pacientes. Ao longo dos últimos meses, já foram realizadas mais de 80 sessões de tele-hospitalista que resultaram em mais de 500 avaliações de planos terapêuticos de pacientes internados em três hospitais da capital gaúcha

O projeto, que começou em janeiro, envolve um modelo composto por três  soluções oferecidas pela Eficiência Hospitalista: Educação Corporativa, Tele-Hospitalista e Implementação de Transição de Cuidado Efetiva e Governança Clínica. O objetivo é capacitar as equipes de auditoria clínica da operadora através dos conceitos de Gestão e Medicina Hospitalar, Desospitalização e Transição de Cuidados, Gestão por Indicadores e Governança Clínica. 

Com foco na redução do desperdício e transição de cuidado seguro, o projeto começou com demandas relacionadas ao mapeamento diagnóstico, ajuste de alguns processos e adequação de infraestrutura e sistemas de informação para que as sessões de tele-hospitalista pudessem ser realizadas. É através das sessões que os profissionais da Eficiência Hospitalista e as equipes multidisciplinares de auditoria clínica da Unimed analisam e dão suporte aos planos terapêuticos dos pacientes internados. 

Desde o início das sessões, em 19 de abril, mais de 80 sessões foram realizadas, onde  mais de 500 planos terapêuticos puderam ser revistos, demandando ações para resolver pontos críticos e dificuldades para alta hospitalar em tempo adequado. O resultado já pode ser percebido no tempo de permanência hospitalar, através da implementação da metodologia que evita diárias hospitalares desnecessárias.

Percepções sobre o projeto

Converamos com a equipe de auditores clínicos da Unimed Porto Alegre sobre suas percepções sobre o projeto. Confira no vídeo abaixo os depoimentos:

De acordo com o coordenador técnico do projeto, o médico hospitalista Vinícius Sabedot Soares, o engajamento das equipes tem sido fundamental para o sucesso nessa primeira fase.

As equipes estão se desenvolvendo de maneira bastante rápida e temos conseguido desenvolver o método de plano terapêutico com consistência junto aos auditores clínicos dos três hospitais envolvidos no projeto. Já observamos mudanças na cultura e padrão de trabalho deles, já que estamos promovendo o redesenho das rotinas. Além disso, o projeto também tem entregas relacionadas a melhorar as interfaces da equipe de auditoria clínica com outras estruturas do hospital que trabalham a melhor coordenação de cuidado, gestão de acessos e controle de infecções. A ideia é capacitar e utilizar metodologia específica para que as equipes de auditoria percebam e atuem em tempo hábil nas oportunidades para desospitalizar os pacientes

O engajamento da equipe também é destacado pela nossa consultora enfermeira Fátima Farias.

O principal ganho foi o engajamento da equipe e o acolhimento à nossa proposta de auditoria clínica que inseriu uma nova dinâmica de trabalho na rotina das equipes, com maior interação entre os profissionais, divisão das responsabilidades e qualificação das ações para desospitalização segura dos pacientes internados.

Essa interação também é muito importante no processo de desospitalização dos pacientes. A nossa consultora, a enfermeira  Natália Fernandes conta como a equipe alinhada identifica as oportunidades de alta hospitalar.

“A interface consiste em alinhar a equipe de assistência multidisciplinar a entender a real situação do paciente e do planejamento do plano terapêutico dele. Desta forma, todos conseguem visualizar as oportunidades de desospitalização do paciente e também os motivos pelos quais ele deve permanecer internado. Essa interface também ajuda a garantir a alta segura do paciente e se ele se encaminha para alguma linha de cuidado. Assim, conseguimos promover a continuidade da assistência fora do ambiente hospitalar.

O projeto demonstra que há muitas formas de otimizar recursos e fazer uma gestão hospitalar sustentável. Segundo o CEO da Eficiência Hospitalista, André Wajner,  com relação às operadoras nesse processo:

Este projeto é inovador e demonstra o crescente comprometimento das operadoras com a melhora da qualidade assistencial e eficiência assistencial. Para além dos hospitais, os aspectos positivos que a melhora na eficiência pode ocasionar, também impactam diretamente os custos das operadoras com planos de saúde.

O projeto conta com agendas estabelecidas de tele-hospitalista duas a quatro vezes por semana com as equipes de cada hospital, com atuação semanal nos hospitais para implementação do método de Governança Clínica e com  o  Programa de Educação Auditoria Clínica que é realizado em um modelo híbrido, com aulas online e workshops presenciais, com duração de 6 meses. 

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