Santa Casa de Belo Horizonte inaugura Escritório de Gestão de Altas com palestra do CEO da Eficiência Hospitalista

Santa Casa de Belo Horizonte inaugura Escritório de Gestão de Altas com palestra do CEO da Eficiência Hospitalista

Santa Casa de Belo Horizonte inaugura Escritório de Gestão de Altas com palestra do CEO da Eficiência Hospitalista

Belo Horizonte – Ocorreu na última quinta-feira (13) a inauguração do Escritório de Gestão de Altas (EGA) da Santa Casa de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para celebrar a ocasião, a instituição promoveu o Workshop Alta Segura em 1000 leitos do SUS. Um dos palestrantes do evento, foi o CEO da Eficiência Hospitalista, Dr. André Wajner.

Foto:Comunicação Santa Casa BH

Pioneiro na implementação da solução no Brasil, Dr. André aproveitou a ocasião para falar sobre a evolução do escritório de Gestão de Altas no país, explicando a definição e o impacto nas organizações de saúde. “É uma grande honra participar deste evento em um dos maiores hospitais de Minas Gerais e do Brasil, com cerca de 1.200 leitos, e participar da inauguração do primeiro Escritório de Gestão de Altas do estado. O EGA começou com uma experiência minha, em 2017, no Grupo Hospitalar Conceição. Foi lá onde desenvolvemos uma metodologia que efetivamente reduziu muito o tempo de internação e propiciou que mais pacientes pudessem ser atendidos nos mesmos leitos. Desta forma, geramos uma melhor qualidade na assistência dos pacientes hospitalizados, fazendo com que tivessem uma transição de cuidado segura para atenção primária, para o domicílio ou para a instituição de longa permanência”, destaca. 

O público presente no Salão Nobre do hospital, formado por médicos, enfermeiros, gerentes e coordenadores da equipe assistencial da Santa Casa BH, acompanhou a explanação do nosso CEO que trouxe também os resultados que o EGA tem trazido para o sistema de saúde. 

No Grupo Hospitalar Conceição, que é onde o projeto já tem mais de cinco anos, houve uma redução de mais de 20% no tempo de internação dos pacientes. Através destes resultados, o projeto se consolida e se espalha pelo país. Hoje, temos uma parceria com a Organização Mundial da Saúde e com a Organização Pan-americana de Saúde, que permitiu implementar o EGA em diversos hospitais estaduais do Espírito Santo, gerando grande impacto na melhoria do giro do leito, da qualidade da assistência na transição do cuidado, integrando todo o hospital com a rede de atenção à saúde.”

Conforme o diretor de assistência à saúde da Santa Casa BH, Dr. Cláudio Dornas, a parceria com o Dr. André foi fundamental durante a fase de implementação do EGA. 

A Santa Casa BH está iniciando o EGA realizando um workshop com a presença do Dr. André Wajner que atuou de forma muito importante no nascimento desse projeto. Tanto com seus ensinamentos durante as aulas que ele ministrou para a equipe da Santa Casa, quanto durante as consultorias realizadas pela sua equipe.”

Participaram do evento como palestrantes, Devanir Araújo Ferreira, gerente de regulação de acesso e fluxo assistencial da Santa Casa BH; Dr. André Wajner, da Eficiência Hospitalista; Dra. Claudia Ribeiro, nefrologista da Santa Casa BH, que falou sobre o projeto-piloto – eficiência operacional em Nefrologia; e a Dra. Laura Veloso, médica da Prefeitura de BH e representante da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), da Santa Casa BH.

Veja outras publicações