Tem inicio implementação do projeto de Experiência do Paciente em Cascavel.
Na semana passada, nosso time de consultores visitou o Hospital São Lucas de Cascavel/PR para dar continuidade ao Programa de Experiência do Paciente, iniciado em janeiro deste ano. Participaram da visita o nosso CMO Fabrício Fonseca e as nossas consultoras Seméia Corral e Fátima Farias.
O Programa de Experiência do Paciente é uma das soluções da Eficiência Hospitalista e visa fortalecer a segurança e qualidade assistencial, centrada na pessoa e com foco na excelência da Jornada do Paciente.
A implementação desse programa requer um mapeamento cuidadoso dos principais pontos de contato do paciente e família com a Organização. Para isso, utilizamos um conjunto de ferramentas da qualidade como: entrevistas com profissionais e pacientes, resultados da pesquisa HCAPS e NPS, traceres de processo e sistemas, que possibilitem a identificação de oportunidades de melhoria nas diversas áreas, como assistência, hotelaria, limpeza, entre outras.
Esta visita teve como objetivo principal a formalização do Comitê de Experiência do Paciente com a definição das atribuições dos integrantes, como também do Serviço de Ouvidoria e a discussão de estratégias para engajar pacientes, família, médicos e colaboradores. Esta etapa é fundamental para a elaboração de um plano de implementação do Programa de Experiência do Paciente já para o próximo mês, que deve considerar as necessidades e particularidades da organização e da população atendida.
O Programa de Experiência do Paciente, mobiliza as instituições de saúde a oferecer um atendimento humanizado, empático e efetivo, considerando as necessidades, valores, crenças, desejos e expectativas dos pacientes, suas famílias e colaboradores. Estas ações contribuem para melhoria significativa da qualidade da assistência à saúde, na satisfação e experiência das pessoas, além de promover a cultura de segurança, impactando na melhoria dos desfechos clínicos, redução de custos e de eventos adversos evitáveis.
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