Atividade acadêmica acontece no Hospital São Lucas, em Cascavel (PR)
Aproximar os jovens médicos do modelo hospitalista é o objetivo da Capacitação em Medicina Hospitalar, realizada pela Eficiência Hospitalista – Soluções em Saúde. A primeira atividade acadêmica online aconteceu no dia 29 de julho, junto aos alunos de residência do Hospital São Lucas, em Cascavel (PR). A aula inaugural foi realizada pelo CEO da EH, o médico André Wajner. Também participaram o diretor clinico do hospital, o médico Luiz Carlos Toso, o coordenador da Residência em Clínica Médica, o médico Kleiton Marcos de Oliveira, além de residentes e equipe multiprofissional.
Durante uma hora, Wajner apresentou os princípios, objetivos e resultados da Medicina Hospitalar no Brasil e no mundo. O médico também levou aos participantes os dados sobre o trabalho de implementação do modelo realizado pela empresa no próprio São Lucas. O projeto iniciou em janeiro de 2019. “Queremos que os residentes conheçam melhor o que é a Medicina Hospitalar e como ela pode fazer a diferença tanto para a segurança do paciente, como para a redução do tempo de internação dos hospitais”, destaca o médico, que também é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (Sobramh).
BENEFÍCIOS
A Capacitação em Medicina Hospitalar com médicos preceptores, equipe multiprofissional e residentes do Hospital São Lucas acontecerá de forma quinzenal. De acordo com o Diretor Técnico do hospital, Dr. Luiz Carlos Toso, a iniciativa é uma oportunidade única, principalmente para o serviço em que atua. “Serve para compreender a importância do serviço, detalhada em números e explanações claras de equipe da Eficiência Hospitalista”, afirma. O médico acredita que a atividade vai proporcionar mudanças nas condutas profissionais, trazendo benefícios à instituição e, principalmente, aos pacientes. “É importante salientar que nós, aqui do Hospital São Lucas já mudamos bastante e para melhor, desde o início da parceria com a equipe da Eficiência Hospitalista”, reforça.