Hospital São José do Calçado transforma cultura institucional com implementação bem-sucedida do Escritório de Gestão de Altas

Hospital São José do Calçado transforma cultura institucional com implementação bem-sucedida do Escritório de Gestão de Altas

Hospital São José do Calçado transforma cultura institucional com implementação bem-sucedida do Escritório de Gestão de Altas

Com grande alegria e satisfação, concluímos, em parceria com a OPAS e o ICEPi, o projeto de implementação do Escritório de Gestão de Altas (EGA) no Hospital São José do Calçado (HSJC) em 26/04. O HSJC, que fica em São José do Calçado no sul do Espírito Santo, é uma referência em urgência e emergência na região, contando com 79 leitos.

 

Durante 14 meses, trabalhamos em conjunto com a instituição, obtendo um impacto significativo na eficiência assistencial e operacional do hospital, resultando em uma verdadeira mudança de cultura institucional. Nossa equipe no projeto contou com a participação dos consultores: enfermeiras Flávia Luchi e Lorena Vieira, e o médico Altemar Paigel. Além deles, também participaram do projeto nosso Gerente de Operações Engenheiro de Produção Vinícius Renó, o Analista de Dados Vinicio Piccoli, e nosso CEO André Wajner.

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Durante a implementação, realizamos 37 capacitações que abordaram conteúdos teóricos e casos práticos de atuação do EGA. Também entregamos e implementamos o Manual do EGA, que estabelece as atribuições do escritório, dos profissionais, rotinas e indicadores. Contribuímos ainda com a melhoria na interface com a rede de atenção à saúde, ajudando na elaboração da nova estrutura de aplicação de round multiprofissional e na implantação, adesão e efetividade de ferramentas auxiliares na análise de informações dos pacientes, como o Checklist de Alta Segura, o Checklist de Transição de Cuidados e o Kanban de pendências.

Essas ferramentas contribuíram para melhorar a alta do paciente, garantindo segurança e qualidade na alta, além de uma melhor interface de encaminhamento para a rede de atenção à saúde, o que reduziu a reinternação de pacientes.

Resultados

Ao final da implementação do projeto atingimos números incríveis como:

  • 144 rounds realizados;
  • 325 pacientes atendidos;
  • 50%  das pendências para alta hospitalar resolvidas em até 1 dia;
  • 836 horas de consultoria hibrida.

Agradecemos à equipe do HSJC por nos receber tão bem e por acreditar na importância do EGA para a promoção da qualidade de vida e do cuidado em saúde. Continuamos comprometidos em levar soluções de excelência para cada um dos nossos clientes.

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