Projeto de telemedicina implementado pela Eficiência Hospitalista beneficia pacientes internados no São Lucas
A telemedicina se consolida como um novo olhar para a prática médica. Atenta a essas transformações, a Eficiência Hospitalista – Soluções em Saúde tem levado aos seus projetos, em todo o Brasil, o Telehospitalista, uma ferramenta cujo objetivo é otimizar a assistência aos pacientes internados. E no Hospital São Lucas, em Cascavel (PR), isso não é diferente. Desde o mês de março, essa é uma realidade que faz parte da rotina das equipes de Medicina Hospitalar. Segundo o diretor da EH e gestor do projeto na instituição, o médico hospitalista Fabrício Fonseca, “a telemedicina já está no nosso dia a dia para garantir aos fluxos de processos dos pacientes um maior cuidado, com menos desperdício e a alta mais precoce”.
Desde a implementação do Telehospitalista, mais de 100 casos puderam ser discutidos com a orientação remota da Eficiência Hospitalista. Sempre às terças e quintas-feiras, um médico hospitalista da empresa participa de um round com um representante médico e outro da enfermagem do hospital. Por meio de um dashboard desenvolvido pela EH, o médico consultor tem acesso ao prontuário e a todos os dados do paciente, possibilitando a troca da informações e a assertividade das decisões a serem tomadas pela equipe de Cascavel.
MELHORIA DA ASSISTÊNCIA
De acordo com Fabrício, desde o início do projeto a aceitação dos médicos hospitalistas tem sido muito positiva. “Todos são muito abertos para receber as sugestões feitas pelos consultores e já podemos perceber um impacto na melhoria da assistência e no aumento do giro de leitos”, ressalta. Além disso, o médico da EH acrescenta: “isso nos deixa muito motivados a seguir no aprimoramento da ferramenta e no seu uso.”
NOVA REALIDADE
E os bons resultados também têm motivado a equipe do Hospital São Lucas. A médica hospitalista Julia Barazetti Ferrari Alves conta que, antes de implementação do Telehospitalista, a telemedicina já estava presente nas atividades da instituição, de forma eventual. “No entanto, diante da atual situação em que nos encontramos e da crescente necessidade do distanciamento social, a telemedicina tem sido uma ferramenta fundamental de adaptação a essa nova realidade, permitindo não só manter a qualidade do modelo implementado na FHSL, mas, também, agregar conteúdo”, afirma.
AGILIDADE
Júlia destaca que a equipe teve uma boa adaptação ao modelo. “Nós temos estabelecido dias e horários fixos, que, eventualmente, podem ser flexibilizados, facilitando esse processo e conciliando com as atividades presenciais e assistenciais”, explica. Para a médica, esse bom funcionamento tem garantido agilidade aos processos dentro do hospital, reduzindo as barreiras de acesso à assistência. “Com certeza, podemos afirmar que a atual Pandemia da Covid-19 só acelerou uma implementação da Telemedicina, que já tinha sua ocorrência prevista, permitindo compartilhar o conhecimento”, diz.